Lente Intra-Ocular

Toda vez que a qualidade de vida do portador de catarata esteja comprometida, ou seja, que existam limitações nas atividades que realiza habitualmente, a cirurgia está indicada.
A evolução da catarata geralmente é bilateral com certa assimetria, daí a importância da realização da cirurgia do segundo olho para recuperação integral do sistema visual.
A cirurgia da catarata, denominada de facectomia, pode ser realizada por diversas técnicas ou métodos, sendo as mais conhecidas a facoemulsificação (mais moderna) e a extração extracapsular (mais antiga).


Facectomia extra-capsular: a catarata é retirada inteira


Facoemulsificação: a catarata é aspirada aos pedaços

A facoemulsificação é uma técnica cirúrgica de catarata que utiliza tecnologia avançada, tanto nos equipamentos como nos insumos, e apresenta constante evolução. Do ponto de vista técnico dá-se preferência à facoemulsificação, pois é mais segura, com menor número de

Implante de Lente Intra-Ocular

A evolução da técnica e da tecnologia utilizada na cirurgia de catarata, verificadas nas últimas duas décadas, trouxe como conseqüência imediata o encurtamento do tempo da cirurgia, rápida recuperação física e visual e a redução do tempo de internação hospitalar.
Na cirurgia da catarata a técnica que rotineiramente utilizamos é a moderna “Facoemulsificação”.
Na cirurgia da catarata o cristalino é pulverizado e aspirado utilizando-se um aparelho com ultra-som.
Após a retirada da Catarata, implanta-se a lente intra-ocular dobrável por uma incisão de aproximadamente 3 mm.


Fig.1: abertura do olho em 3.2mm e inicio da retirada da cápsula anterior do cristalino (capsulotomia)
Fig.2: descolamento do núcleo com jatos de “soro”
Fig.3: início da facoemulsificação do núcleo

Fig.4: quebra do núcleo e 2 partes
Fig. 5 e 6: facoemulsificação da catarata (ultrassom dissolve e aspira a catarata)

Fig. 7 e 8: colocação da Lente Intra-ocular dentro do Saco Capsular do Cristalino
Fig. 9: Término da cirurgia com a lente intra-ocular posicionada no saco capsular

As possíveis complicações da cirurgia da catarata

As possíveis complicações da cirurgia da catarata são: infecção, hemorragia intra-ocular, descolamento de retina, duplicidade de visão, entre outras. Estas complicações podem ser tratadas e/ou controladas durante e após a cirurgia da catarata. Comparado com os benefícios, os riscos são muito pequenos na cirurgia da catarata. Nossas cirurgias têm obtido sucesso na grande maioria dos pacientes, podendo estes desfrutar de visão melhor após a cirurgia, salvo os olhos que já têm um comprometimento visual prévio à cirurgia por outro fator que também diminua a acuidade visual. Além da melhora na acuidade visual, outros benefícios da cirurgia de catarata incluem: melhora na visão de cores, que se tornam mais vivas, melhora na qualidade de vida, onde os pacientes muitas vezes podem retornar a dirigir, ficando em geral, mais independentes. A diminuição da necessidade de óculos após a cirurgia da catarata é em geral desfrutada pela grande maioria dos pacientes, pois são selecionadas lentes intra-oculares de maneira a corrigir, o melhor possível, erros refracionais prévios para a distância. Com a evolução das lentes intra-oculares pode-se diminuir bastante a dependência dos óculos de perto também.

Após a Cirurgia de catarata

Usualmente, os pacientes repousam por um curto período de tempo na clínica ou no hospital, onde é servido um lanche leve e em seguida vão para casa, em geral sem a necessidade de curativo oclusivo.
Usarão alguns colírios por um período médio de 1 mês e receberão orientações pós-cirúrgicas personalizadas.
Os retornos, rotineiramente, são no dia seguinte à cirurgia, com 7 dias e com 1 mês de cirurgia, sendo marcados outros retornos conforme a necessidade.

Novidades e Publicações

Cirurgia de Córnea em Maceió

Cirurgia de Córnea em Maceió

O QUE É A CIRURGIA DE CÓRNEA? A córnea é a parte anterior transparente do olho. A córnea juntamente com o cristalino possui a função de focalizar a luz através da pupila em direção a retina, no fundo do olho. As lágrimas umedecem nutrem as células da córnea. Não...

Tratamento de Ceratocone em Maceió

Tratamento de Ceratocone em Maceió

Tratamento de Ceratocone O ceratocone pode ser definido de maneira geral como uma deformação da córnea, que assume forma de cone, também chamada de ectasia. É uma desordem ocular não-inflamatória caracterizada pelo afinamento corneal progressivo, provocando uma...

Cirurgia de Catarata em Maceió

Cirurgia de Catarata em Maceió

Cirurgia de Catarata O que é Catarata? Catarata é a denominação dada a qualquer opacidade do cristalino, que não necessariamente afete a visão. Porém catarata é uma doença freqüentemente progressiva, e a imagem passa a chegar à retina com menor nitidez. Prevalência da...

Envie uma mensagem!

7 + 15 =