Cirurgia de Catarata
Catarata é a denominação dada a qualquer opacidade do cristalino, que não necessariamente afete a visão. Porém catarata é uma doença freqüentemente progressiva, e a imagem passa a chegar à retina com menor nitidez.
Catarata é a maior causa de cegueira tratável nos países em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde há 45 milhões de cegos no mundo, dos quais 40% são devidos à catarata.
A catarata pode ser congênita, senil ou secundária.
Na Catarata congênita, a criança nasce ou desenvolve a opacificação nos primeiros meses de vida. As cataratas geralmente são causadas por doenças adquiridas pela mãe durante a gravidez como rubéola, toxoplasmose e outras.
A Catarata senil é a mais frequente e geralmente aparece acima dos 50 anos, como parte do processo de envelhecimento natural do corpo.
As cataratas secundárias ocorrem por alterações metabólicas do cristalino, opacificando-o. As causas mais comuns de catarata secundária são diabetes, uveítes, traumas, excesso de radiação (UV ou outras), abuso de colírios como corticóides e choque elétrico entre outras causas mais raras.
Olho sem catarata: visão normal
Olho com catarata: visão distorcida
A catarata surge a partir da opacificação do cristalino, que é uma lente intra-ocular natural disposta em camadas.
Os sintomas da catarata são variáveis porque há diferentes processos que levam à opacificação do cristalino. Na catarata do tipo senil, que é o mais comum, as pessoas notam que a visão vai diminuindo progressivamente e os objetos podem aparecer amarelados e/ou nebulosos e/ou ter seu formato deformado.
Muitas pessoas com catarata acham que necessitam de mais luz para ver claramente e/ou enxergam halos de luz em ambientes escuros. Dependendo do tipo de catarata, pode ocorrer uma mudança de “grau”.
Em casos muito avançados a catarata pode ser visível “a olho nu”, como um “branco” dentro do olho.
Os sintomas mais comuns da catarata são:
-
- – Visão turva, borrada ou embaçada.
- – Grande dificuldade para enxergar à noite.
- – Aumento da sensibilidade ocular à luz.
- – Percepção de uma espécie de aura em volta de focos de luz.
- – Necessidade de ter luzes fortes para ler de forma adequada.
- – Mudanças freqüentes de óculos ou lentes oculares para melhor enxergar.
- – As cores parecem ficar mais amareladas.
- – Visão dupla, quando se tenta enxergar apenas com um olho, ocorre mais raramente.
Diagnóstico da Catarata
Devemos associar a queixa subjetiva do paciente aos sinais objetivos de catarata ao exame oftalmológico. Os sinais objetivos de catarata encontrados no exame oftalmológico de rotina são: perda da acuidade visual, mensurada geralmente pela tabela de Snellen e alteração da transparência do cristalino na biomicroscopia do segmento anterior em midríase, em exame realizado com lâmpada de fenda.
Tratamento da Catarata
O único tratamento curativo da catarata é o cirúrgico e consiste em substituir o cristalino opaco por prótese denominada de:
Lente intra-ocular: cirurgia de catarata
Novidades e Publicações
Cirurgia de Córnea em Maceió
O QUE É A CIRURGIA DE CÓRNEA? A córnea é a parte anterior transparente do olho. A córnea juntamente com o cristalino possui a função de focalizar a luz através da pupila em direção a retina, no fundo do olho. As lágrimas umedecem nutrem as células da córnea. Não...
Tratamento de Ceratocone em Maceió
Tratamento de Ceratocone O ceratocone pode ser definido de maneira geral como uma deformação da córnea, que assume forma de cone, também chamada de ectasia. É uma desordem ocular não-inflamatória caracterizada pelo afinamento corneal progressivo, provocando uma...
Cirurgia de Catarata – Lente Intra-Ocular
Lente Intra-Ocular Toda vez que a qualidade de vida do portador de catarata esteja comprometida, ou seja, que existam limitações nas atividades que realiza habitualmente, a cirurgia está indicada.A evolução da catarata geralmente é bilateral com certa assimetria, daí...